..
FUGA DO PASSADO
..
..
FUGA DO PASSADO
(Out of the Past, EUA, 1947)
Direção: Jacques Tourneur
Roteiro: Daniel Mainwaring (como Geoffrey Homes), Frank Fenton e James M. Cain (baseado em história de Daniel Mainwaring).
Elenco: Robert Mitchum, Jane Greer, Kirk Douglas, Rhonda Fleming, Richard Webb, Steve Brodie, Virginia Huston, Paul Valentine, Dickie Moore e Ken Niles.
..
Sinopse: Escrito por Geoffrey Homes (pseudônimo de Daniel Mainwaring), narra a história do reservado dono de um posto de gasolina, Jeff Bailey (Mitchum), em conflito com seu passado. Por meio de flashback, ficamos sabendo que Jeff trabalhou anos atrás como detetive. O gângster Whit Sterling (Kirk Douglas) o contratara para localizar a sua amante Kathie (Jane Greer), que teria fugido com 40 mil dólares, depois de atirar nele. Jeff a encontra em Acapulco, apaixona-se por ela e acaba envolvido numa história de enganos e crimes. Agora ele aceita se reencontrar cara a cara com Whit, que parece não guardar nenhum rancor. E mais: o gângster lhe pede como ressarcimento, que recupere alguns papéis em mãos de um advogado (Ken Niles). Mas quando a atraente Meta (Rhonda Fleming) leva Jeff ao escritório do advogado, este descobre que foi enganado. Já é tarde: o advogado aparece assassinado e Jeff é o principal suspeito. Policial / Drama / Mistério / Film Noir / Femme Fatale / Cult Movie, 97 minutos, Preto e Branco.
..
Dirigido por Jacques Tourner, Fuga do Passado é um filme noir tão perfeito que é considerado um paradigma do gênero. Foi filmado de novo em 1984 (Contra Vento e Maré), com Jane Greer como a mãe de sua personagem original. Mas o original permanece imbatível, obra-prima unânime.
Este filme de mistério significou o primeiro papel como protagonista de Robert Mitchum.
..

Nenhum comentário:

Postar um comentário